TREINAMENTO

Esquadrão Condor realiza Exercício Técnico em Anápolis

EXTEC Condor ocorreu na Base Aérea de Anápolis de 24/04 a 09/05
Publicada em: 19/05/2023 13:52
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea
Edição: Agência Força Aérea

O Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1°/2° GT) – Esquadrão Condor encerrou, no dia 09/05, o Exercício Técnico (EXTEC) Condor, realizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), que contou com a participação de 50 militares do 1°/2° GT, além de três pilotos alunos do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) - Esquadrão Guardião.

O treinamento compreendeu os aspectos técnicos e operacionais da aeronave C-99, adaptação à performance a jato dos novos pilotos, bem como a formação de instrutores de voo.

Os principais benefícios técnicos e operacionais dizem respeito à instrução básica na localidade de Anápolis (GO), sem interferências de tráfego aéreo, proporcionando uma formação básica didática e contínua, além da grande economia de tempo e recursos financeiros, uma vez que os voos são realizados sem intercorrências.

O Comandante do 1°/2º GT, Tenente-Coronel Aviador Davidson da Silva Paiva, destacou a importância do treinamento, ao permitir que os novos operadores aéreos estejam aptos a comporem as tripulações nas missões de transporte aerologístico, bem como de formação e de manutenção operacional dos pilotos do Esquadrão Condor. “Além disso, o Exercício Técnico pode contribuir com a formação inicial dos pilotos do 2°/6° GAV, que, após a conclusão, realizarão diversas missões na vigilância e no controle do espaço aéreo brasileiro”, concluiu

Durante o EXTEC Condor, também foram abordados aspectos doutrinários entre as Unidades Aéreas e o Comando de Preparo (COMPREP), além de atividades terrestres. Após o encerramento do exercício, o efetivo do Esquadrão retornou à Base Aérea do Galeão.

Fotos: 1°/2° GT - Esquadrão Condor